O livro de instruções da sociedade… e porque é que está errado!

Desde cedo que seguimos um guião invisível sem questionar. Escolher um curso “com saída”, procurar estabilidade, encontrar um emprego que pague bem, subir na carreira, comprar casa, constituir família. O guião está lá e espera-se que o sigamos passo a passo. Mas e se não for isso que queres? E se esse "livro de instruções" não servir para ti? Que há vidas que não cabem em folhas pré-impressas? E se, ao seguirmos esse guião sem pensar, estivermos a perder o que realmente importa para nós?

O problema deste “livro de instruções” é que ele não contempla as nuances, os nossos talentos, os nossos interesses, valores e desejos individuais. E, pior, faz-nos sentir que há algo de errado connosco quando não seguimos à risca o que foi escrito por outros.

A sociedade construiu uma ideia de sucesso tão estreita que muitas pessoas acabam por viver vidas que não são suas. Entram em formações que não gostam, aceitam trabalhos por obrigação, ficam anos num caminho que não escolheram conscientemente.

O que poucos nos dizem é que podemos rasgar esse livro. Ou melhor: podemos reescrevê-lo. Não é fácil e é um processo que exige coragem para decepcionar expectativas, para começar de novo, para reconhecer que o sucesso pode ter várias formas. Mas é libertador. Quando começamos a construir um percurso alinhado com quem somos, deixamos de viver no piloto automático. Passamos a viver com intenção.

Por isso, talvez estejas a sentir-te frustrado(a) não porque há algo de errado contigo, mas porque estás a seguir um guião que não foi escrito para ti. E a boa notícia é: podes reescrever o teu.

Anterior
Anterior

As 3 maiores ferramentas para construires um percurso com significado!

Próximo
Próximo

Como encontrei a minha bússola no meio da tempestade…